sexta-feira, julho 14, 2006

De tempos em tempos!!!

Pra nós brasileiros, a decepção da perda Copa do Mundo é irreparável. Mas apresento algo que pode nos deixar um pouco feliz. Se repararmos bem o nosso futebol verificamos que depois da Copa sempre surge um jogador, que nos enche de esperança quanto ao que ele pode render a nosso favor.
Basta analisar as últimas Copas. Depois de 1990, vimos um Romário inspirado e arrebentando no Barcelona, já após o mundial de 1994, Ronaldo estourou no futebol, perdemos em 1998, mas eis que surge Ronaldinho Gaúcho e ainda o Káka, ganhamos em 2002 e quem surge?...Robinho!!Em 2006 quem será?
Outra coisa, de tempos em tempos (mais ou menos de 10 em 10 anos) surge um novo talento que mexe com a estrutura do futebol. Pelé no final dos anos 1950 e reinou até a década de 1970, Johan Cruyff nos 1970, Maradona e Zico final dos 1970 e 1980, anos 1990 temos Romário, Ronaldo e, no final dos anos 1990, Ronaldinho gaúcho, como destaques.
Esperamos que continue assim!!!

No Brasil nasce, na Europa se constrói!!!

Como sou fanático por futebol, vejo, frequentemente, vários videos de futebol na internet(de jogadores de variadas nacionalidades). E após várias observações desses vídeos, reparei nos lances do que já foram ou são considerados pólos do futebol mundial. Os analisados foram Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Zinedine Zidane, Thienry Henry, Del Piero, Oliver Bierhoff Stoichkov, Hagi, Romário, Laudrup, Johan Cruyff , Zico, Rooney, Robinho, Messi e Pavel Nedved.
Quem teve a oportunidade de ver esses jogadores jogando, sabe que há uma diferença muito grande entre os brasileiros e os europeus. Digo isso porque, ao meu ver, parece que no Brasil, alguns jogadores, já nascem craques(com o dom) e, na Europa, se constroem craques. Um bom exemplo é o de Ronaldo e Zidane. Há mais de 10 anos eles dominam o cenário mundial, mas se analisarmos a carreira desses dois grandes jogadores, veremos caminhos distintos.
Ronaldo aterrizou na Seleção Brasileira com 17 anos e aos 22, já tinha sido eleito por duas vezes o Melhor Jogador do Mundo. Título que Zizou só conseguiu aos 26 anos(e olha que o maestro é um puta craque). Ronaldinho Gaúcho estourou com 19 anos e aos 20 ja era titular absoluto e peça fundamental nos times e na Seleção. Agora Henry, atualmente um dos melhores atacantes do mundo, só veio a fazer grande sucesso quando trocou a Juve pelo Arsenal, quando já estava com 24 anos.
E os europeus parecem que já descobriram que aqui já se nasce craque, tanto que estão recrutando cada vez mais cedo as nossas promessas. Um outro fato que chama atenção é a comoção que há na Europa quando surge um jogador talentoso por lá. Talvez por eles não terem tido o melhor jogador do século passado(Pelé), os europeus parecem sentir uma necessidade de que apareça um talento precoce que tire esse monopólio sul-americano e, mostre que na Europa também surgem Reis do Futebol.
Dois exemplos podem ilustrar bem o que disse acima. O primeiro é de Michael Owen. Começou a carreira com 17 anos e aos 18 foi recrutado epla Seleção Inglesa para disputa da Copa do Mundo de 1998, na França. Owen(o menino de ouro) se deu muito bem naquele mundial, fazendo um dos gols mais bonitos do Mundial. Saiu de lá super valorizado e com promessa de ter uma carreira brilhante. Fez boas temporadas em seu clube na época, o Liverpool. Mas nada extraordinário ou fenomenal. Tentaram empurrar Owen para o mundo, mas parece que não era o momento da Inglaterra reinar sobre o futebol. O outro exemplo, é o de Oliver Bierhoff. Um bom jogador, mas que só apareceu para o futebol mundial aos 29 anos. Mas mesmo assim, ainda jogou duas Copas do Mundo.
Quando falo que não existem craques jovens na Europa, me refiro que não aparecem jogadores europeus que mudem o panorama do futebol mesmo sendo tão precoces.
Mas fica a pergunta, o que é melhor craques precoces ou craques trabalhados para arrebentar no futuro?

terça-feira, julho 11, 2006

Voltando!!!

É finalmente consegui tempo para poder escrever aqui. Fiquei devendo um comentário sobre a pífia campanha de nossa Seleção na Copa do Mundo, mas, vou me esquivar para não xingar muito.
A Copa acabou(a Itália venceu) mas o futebol nunca pára. E, sabia que eu havia esquecido que o Flamengo(mengão) vai decidir com o Vasco, a final da Copa do Brasil. A Copa do Mundo desvia atenções mesmo, mas infelizmente só daqui à quatro anos.
Vamos tratar de tranferências após o mundial, sequência do Brasileirão e da final da Copa do Brasil.
Um abraço!!
Fiquem ligados!!