sexta-feira, outubro 31, 2008

'Golden Boy'

Seis promessas brasileiras foram indicadas para o prêmio 'Golden Boy', para o maior talento do futebol europeu, entregue pelo jornal italiano "Tuttosport".

Trinta jornalistas esportivos de 20 países da Europa vão integrar o júri. Cada um deles vota em cinco jogadores, e os três mais votados serão premiados na segunda semana de dezembro.

Confira a lista dos 40 indicados:


Adu (EUA/Monaco)
Agüero (Argentina/Atlético de Madrid)
Anderson (Brasil/Manchester United)

Bale (País de Gales/Tottenham)
Balotelli (Itália/Internazionale)
Banega (Argentina/Atlético de Madrid)
Bendtner (Dinamarca/Arsenal)
Boateng (Alemanha/Hamburgo)
Breno (Brasil/Bayern de Munique)
Busquets (Espanha/Barcelona)
Derdiyok (Suíça/Basel)
Diego Capel (Espanha/Sevilia)
Di Maria (Argentina/Benfica)
Di Santo (Argentina/Chelsea)
Giovani dos Santos (México/Tottenham)
Jovetic (Montenegro/Fiorentina)
Kaborè (Burkina Faso/Olympique)
Kalinic (Croácia/Hajduk)
Bojan Krkic (Espanha/Barcelona)
Kroos (Alemanha/Bayern de Munique)
Marcelo (Brasil/Real Madrid)
Juan Mata (Espanha/Valencia)
Mchedlidze (Geórgia/Palermo)
Okaka (Itália/Roma)
Ozil (Alemanha/Werder Bremen)
Papastathopoulos (Grécia/Genoa)
Alexandre Pato (Brasil/Milan)

Piatti (Argentina/Almeria)
Pjanic (Bósnia/Lyon)
Rakitic (Croácia/Schalke 04, Cro)
Ramsey (País de Gales/Arsenal)
Renato Augusto (Brasil/Bayer Leverkusen)
Micah Richards (Inglaterra/Manchester City)
Sanchez (Chile/Udinese)
Sarpong (Holanda/Ajax)
Sidnei (Brasil/Benfica)
Simão (Moçambique/Panathinaikos)
Sulejmani (Sérvia/Ajax)
Vela (México/Arsenal)
Walcott (Inglaterra/Arsenal)

Fonte: Globoesporte.com

Siena oferece a Ronaldo um contrato de 100 mil euros por gol

Das agências internacionais
Em Roma (ITA)

Mesmo sem jogar há quase nove meses, Ronaldo está na mira do Siena, da Itália, que busca uma salvação para fugir da zona de rebaixamento na Série A. Para contar com o atacante de 32 anos, a diretoria do clube está disposta a oferecer um valor de 100.000 euros, ou cerca de 267.000 reais por cada gol marcado pelo brasileiro.

"Estamos trabalhando nesta idéia [de contratar Ronaldo]", afirmou o presidente do Siena, Giovanni Lombardi Stronati. "Disseram que ele está pensando em se aposentar, mas gostaria de oferecê-lo uma nova chance. Falei com o seu empresário e ofereci esse contrato. Os gols de Ronaldo podem salvar o Siena", completou o dirigente.

O time está na 13ª posição, com nove pontos em nove jogos, e apenas três pontos o separam da zona de rebaixamento. Ainda que o campeonato esteja só começando, o Siena quer garantir a permanência na Série A e, com Ronaldo, pensar na classificação para torneios continentais.

O "Fenômeno" está desde agosto treinando no Flamengo, onde cumpre um programa de reabilitação para curar a lesão no joelho que o afastou dos gramados em fevereiro e retomar a boa forma. Segundo o seu fisioterapeuta, a recuperação está quase completa, mas o craque já disse que só volta a jogar se estiver 100%.

Recentemente, Ronaldo afirmou que tem várias propostas, mas que dará prioridade ao Flamengo. "Estou fora do brasil há 16 anos, e minha família e meus amigos de infância estão aqui. Meu sonho é jogar no Flamengo e, se tudo de certo, devo ficar por aqui mesmo", disse em entrevista ao canal Sportv.

Fonte: UOL

terça-feira, outubro 28, 2008

La era del Diez




Inacreditável Maradonna como técnico!!!!
Será que ele comandará magistralmente a seleção Argentina como na Copa do Mundo de 1986???
Será que ele será um "novo Dunga"???
Como será para Aguero ter o sogro como técnico e chefe???

segunda-feira, outubro 27, 2008

Do Pelé.NET: De olho no futuro, Zetti inova em escola só para goleiros

Maurício Dehò, especial para o Pelé.Net

Posição muitas vezes injustiçada ganha centro de treinamento em São Paulo e pode virar exemplo para zagueiros, meio-campistas e atacantes


TAFFAREL CHEGOU A SER REPROVADO

SÃO PAULO - A posição de goleiro nunca foi das mais privilegiadas. O posto sob as traves é um dos que rende maior pressão no futebol e, por muito tempo, os jogadores que ficam "onde a grama não nasce" sofreram para se tornarem reconhecidos. Desde a década de 1970, com o surgimento dos preparadores de goleiros, a situação melhorou. Não o bastante para o ex-ídolo do São Paulo Zetti, que nesta segunda-feira lançou uma escolinha de futebol com ênfase só nos goleiros.

Em São Paulo, Zetti apresentou a escola Fechando o Gol. No espaço do Clube Banespa, no bairro de Santo Amaro, crianças, adultos, amadores e profissionais poderão se especializar na posição, num trabalho que num futuro próximo pode servir como espelho também para atacantes, meio-campistas e zagueiros.

O trabalho só com os goleiros se aproxima do que é feito em outras modalidades, como o basquete. Nos Estados Unidos, Pete Newell, um ex-jogador de basquete universitário, resolveu implantar aulas apenas para os pivôs, para dar mais ênfase à posição, e assim fundou a "Big Man Camp". Outros exemplos são no futebol americano, que possui treinadores específicos de acordo com as posições.

E, se revelar novos goleiros por este método funcionar, a experiência pode ser ampliada. "Acredito que isso pode ser o futuro para as outras posições", disse Zetti, durante evento de inauguração que reuniu goleiros de diversas gerações, como os campeões mundiais Félix, Taffarel, e outros como Ronaldo, Solitinho e Márcio, atual terceiro goleiro do São Paulo. "É um trabalho também muito mental, eu tive um equilíbrio muito grande por ter pessoas ao meu lado, me ajudando."

Para Gilmar, reserva na seleção tetracampeã em 1994, é uma vitória da posição. "Aquele que quer ser goleiro já tem onde aprender. E esse é o futuro. Podemos ver que esta foi a posição que mais evoluiu no futebol, então deve haver cada vez uma maior individualização".

Mas, se Zetti e Gilmar defendem escolas para outros jogadores, o ex-jogador Raí vai contra o discurso. "Quem quer ser goleiro já vai mais determinado a isso. É uma posição especial, algo à parte. Esta é a sacada da escola, já que aos dez anos um garoto que joga na rua, fora do gol, aprende quase tudo sozinho."

Além de formar novos talentos, a esperança no projeto é continuar com uma tradição que aumentou para os brasileiros. "Os goleiros estão mostrando muito talento no exterior, é um prêmio ver tanta qualidade saindo do Brasil", disse Taffarel, lembrando de nomes como Júlio César (Inter de Milão), Doni (Roma) e Diego Cavalieri (Liverpool). "Hoje o Brasil exporta goleiros e é respeitado lá fora", completou Gilmar.

Mesmo com sua nova função, Zetti garantiu que seguirá trabalhando como técnico, o que começou há cerca de sete anos. Ele foi técnico do Juventude no início desta temporada, mas foi demitido após uma seqüência de oito rodadas com apenas uma vitória.

O projeto
"A idéia começou há dois anos. Estava começando a faculdade de gestão esportiva", contou o ex-goleiro e hoje técnico. A inspiração veio de um pedido do cantor Branco Mello, do Titãs. "Ele veio me perguntar se havia um lugar para que seu filho treinasse como goleiro e percebemos que não havia escola para isso."

Para Zetti, a posição é uma das mais complicadas do futebol, pela pressão gerada. Assim, o trabalho implantado desde 1970 por Valdir Joaquim de Moraes, pioneiro como treinador de goleiros, fez a diferença. "Os goleiros melhoraram muito desde aquela época, pelo trabalho específico. É importante que seja dado este primeiro passo com uma escolinha e me sinto orgulhoso", comentou Valdir, que trabalhou com Zetti como profissional.

Não será só de olho nos grandes clubes que a escola Fechando o Gol funcionará. Além de treinos voltados a quem quer seguir carreira no campo, estarão abertas vagas para quem apenas gosta de jogar futebol no fim de semana, e para quem prefere as modalidades no salão e society.

Segundo o projeto apresentado, haverá duas quadras de tamanho reduzido - por trabalhar apenas com as proximidades do gol -, ambas com grama natural. A ênfase será tanto na parte teórica quanto na prática, com trabalho específico para o desenvolvimento físico, contando com intercâmbio de profissionais ligados à posição.