segunda-feira, maio 29, 2006

Críticos não jogam bola!

Em ano de Copa do Mundo é que realmente percebemos quem são os "verdadeiros protagonistas" do planeta bola: os críticos. Como as notícias concentram-se nas seleções que disputam o Mundial e no fim de semana temos alguns jogos do já desgastado Campeonato Brasileiro, restam aos críticos desdobrarem e comentarem as poucas notícias que são enviadas pela terra alemã.
Nessa ânsia de comentários é que muitos observadores pecam. O futebol é uma paixão, para o brasileiro "quase uma religião". Os críticos não escapam dessa sina, por isso, seus comentários, por muitas vezes, são explanações apaixonadas carregadas de emoções e significados particulares. Já dizia aquela famosa marchinha pré-Copa do Mundo: "Na torcida são milhões de treinadores..". Cada um possui uma opinião que, em vários momentos, é defendida até quando se está errado.
Não quero apontar erro em algum comentário, e sim, alertar que os críticos não jogam bola. São em sua essência comunicadores de informações pertinentes ao futebol. Passar dados, informar quem é o mais novo reforço, quem vai ser o titular...são exemplos de questões que deveriam estar sendo tratadas com maior ênfase pelos críticos,e não discutir durante quatro anos, se o esquema tático do técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, é o ideal para o futebol moderno. Críticos são coadjuvantes de um filme-espetáculo chamado "Futebol Arte".
A voz do povo, o chamado apelo popular é que deveria tirar ou colocar um jogador na equipe. E não a locução e os comentários de um narrador "global" sem carisma, acompanhado de "companheiros passivos", que vira-e-mexe vomita opiniões que doem o ouvido e irritam o telespectador que não tem opção de assistir seus jogos em outro canal. Analise as transmissões dos jogos de futebol e veja se a primeira Teoria da Comunicação, a Hipodérmica(a massa era tratada como um alvo que ao ser atingida, agia igual e passivamente aos estímulos feitos pelos meios de comunicação), não se encaixa perfeitamente nesse caso. Grande parte do público recebe e é afetado por essas informações e não filtram o que de fato está sendo dito.
Falo isso pois percebo uma manifestação, na internet, para tentar modificar a escalação do "trio-parada-dura" global. Entre no orkut e veja os e-mails acarretados de pessoas que querem uma outra postura desses "críticos" ou até, que eles fiquem fora da tv.
Façamos uma pesquisa nas ruas e vejamos quem está preocupado com o fato de o Ronaldo Fenômeno estar acima do peso ou não? Aposto que se ele fizer o que fez na Copa de 2002, ninguém vai lembrar de uns quilos a mais. Lembrando que, a falta de novidades no meio futebolístico leva esses comentaristas a atribuir importância a fatos extremamente banais.
Criticar é preciso, mas usando a razão e não opiniões apaixonadas(ou relevar fatos sem importância), para não cair no velho conhecido "lugar comum". Afinal, futebol se joga no campo e críticos não jogam bola.

2 comentários:

Juarez Junior disse...

Caramba, é o Neto e o Muller. este último era todo pacato e agora fica pagando de polêmico... Ridículo!

Weslley Marlei disse...

Verdade, parece um padrão. Claro q existem comentários muito bons d alguns profissionais. Mas em grande maioria....